RETOMA DAS ATIVIDADES DESPORTIVAS

04-04-2021 21:13
RETOMA DAS ATIVIDADES DESPORTIVAS
 
A direção do Sport Club Castêlo da Maia reuniu esta tarde para decidir a retoma das atividades desportivas e de acordo com as últimas informações que têm sido comunicadas pelas autoridades competentes. A direção optou por não competir nas competições “não séniores” por considerarmos que nos moldes em que a competição está a ser delineada para estes escalões, os interesses, privacidade e segurança dos atletas, clubes e respetivos agentes desportivos, não estejam devidamente salvaguardados.
 
Durante a semana colocamos várias questões à A.F. Porto às quais, na sua maioria, não obtivemos resposta.
 
Considerando que testar os atletas imediatamente antes do início de cada jogo não é um correto procedimento nestas idades, visto que os restantes atletas e pais se iriam aperceber de que o atleta convocado que não fosse a jogo estaria provavelmente infetado, causando apreensão e até medo nos restantes colegas, para além de não respeitar a privacidade do atleta em causa. Se o médico ou enfermeiro designado ou contratado para fazer os testes por qualquer motivo não pudesse comparecer no dia do jogo, isso também impediria que o jogo se realizasse para frustração de todos;
 
Considerando que para um mínimo de segurança e de acordo com as orientações da D.G.S., a distância entre atletas no balneário deve ser de 2m, assim deveriam ser distribuídos dois balneários por equipa na maioria dos casos (se não na totalidade). Isto resultaria que para fazer dois jogos consecutivos os clubes visitados deveriam dispor de 9 balneários no total e completamente higienizados, isto é, 2 balneários para cada equipa que está em jogo e dois para cada equipa que vai jogar a seguir, para além do balneário dos árbitros. Visto que os horários das competições e treinos estão limitados aos fins de semana até às 13h, o espaçamento entre jogos teria que ser o mínimo possível, não garantindo assim a devida higienização e respetiva salvaguarda da saúde dos atletas em competição.
 
Considerando que fazer uma competição que não envolve subidas ou descidas e de apenas 6 a 8 jogos entre 14 de maio e 30 de junho não compensa os riscos e logística envolvida e exigida aos clubes, atletas e diretores de escalão (Team Managers);
 
Pelas considerações anteriores e após termos trocado impressões com outros clubes e agentes desportivos, decidimos em consciência e por unanimidade, não participar nas competições ditas “de formação” para salvaguarda e no interesse de todos os envolvidos no processo.
Iremos sim retomar os treinos e preparar os todos os atletas para a próxima época na esperança de que melhores dias virão.
 
Vamos realizar os testes obrigatórios de despite à COVID-19 durante a próxima semana nas nossas instalações, sendo as datas e instruções para cada escalão divulgadas pelos respetivos Team Managers, de modo a retomar os treinos o mais rapidamente possível.
 
Gratos pela V/ compreensão,
 
A Direção do Sport Club Castêlo da Maia