CAMPEONATO DA EUROPA DE FUTEBOL DE 7 MAIA 2014

24-07-2014 21:51

Irá decorrer no concelho da Maia, entre os dias 23 de Julho e 2 de Agosto de 2014, o Campeonato da Europa de Futebol de 7 para praticantes com Paralisia Cerebral.
Sob a égide da federação inte...rnacional, CPISRA (Cerebral Palsy International Sports and Recreation Association), a prova será organizada pela Paralisia Cerebral-Associação Nacional de Desporto, no âmbito da Cidade Europeia de Desporto Maia 2014, contando com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Câmara Municipal da Maia e da Associação de Futebol do Porto.
A prova reunirá as melhores seleções europeias de Futebol de 7, garantindo um espectáculo desportivo competitivo e fiel aos valores e princípios que norteiam o desporto de alto rendimento.
Participam as equipas de Portugal, Dinamarca, Inglaterra, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Holanda, Rússia, Irlanda do Norte, Escócia e Ucrânia. De destacar que a Rússia é a actual campeã Paralímpica e a Ucrânia ostenta o ceptro de campeã do mundo.
O pontapé de saída será dado no dia 23 de Julho, pelas 20h00, com o jogo Portugal - Inglaterra, após a cerimónia de abertura (18h00), no Estádio Municipal Dr. José Vieira de Carvalho. O segundo jogo da equipa das quinas terá lugar às 20h00 do dia 25 de Julho, no mesmo estádio, bem como a final, no dia 2 de Agosto, pelas 18h00.
A competição também terá lugar no Estádio Municipal Dr. Costa Lima no Castêlo da Maia, e as sessões de treino no Estádio Municipal de Pedrouços e de Cutamas.
O projecto da Selecção Nacional de Futebol de 7 foi retomado, após um interregno de alguns anos, procurando alcançar uma posição meritória no panorama internacional e visando a qualificação para os Jogos Paralímpicos de 2016 e/ ou de 2020.
Apesar da evidente motivação, existe a consciência de um longo caminho a ser percorrido e do trabalho árduo implícito neste trajecto. O volume de estágios e de participações em provas internacionais é uma evidência dessa consciência.
O objectivo imediato consiste no apuramento para o Campeonato do Mundo da modalidade que decorrerá no próximo ano e, em complemento, ainda que reconhecendo um grau elevado de dificuldade pois apenas 7 países têm vaga de qualificação, o apuramento para a próxima edição dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Em alternativa, ambicionamos que este desiderato seja atingido para os Jogos de 2020, em Tóquio.
Para tal, será fundamental a participação, com sucesso, no Campeonato da Europa. Venha até ao concelho da Maia e apoie a nossa seleção.
A entrada é gratuita!
Poderá também acompanhar a prova através da emissão ao vivo online, através do seu site (eurofootball7aside.com) e Facebook.
CALENDÁRIO DE JOGOS NO ESTÁDIO MUNICIPAL DR. COSTA LIMA (CASTÊLO DA MAIA)
Dia 24 de Julho
10 horas - Holanda - Dinamarca
12 horas - Irlanda - Finlândia
16 horas - Rússia - Alemanha
18 horas - Escócia - Irlanda do Norte
Dia 26 de Julho
18 horas - Ucrânia - Inglaterra
Dia 27 de Julho
16 horas - Finlândia - Dinamarca
18 horas - Irlanda do Norte - Alemanha